Pintura com tinta acrílica


O acrílico é uma tinta sintética solúvel em água, possui uma secagem muito rápida, em oposição à tinta óleo que chega a demorar meses para secar completamente em trabalhos com camadas espessas, possui um odor menos intenso e não causa tantos danos a saúde por não possuir metais pesados, como o cobalto da pintura a óleo.
Sua praticidade, já que não depende de secantes, o diluente é a água, não é nociva ao pintor e seca rápido e a matriz cromática é ampla, a torna muito popular entre artistas contemporâneos.
Em técnicas mistas, acrílica e óleo ou acrílica e pastel, a tinta acrílica sempre é utilizada primeiro já que a as tintas oleosas fixam no acrílico mas o acrílico não fixa nas tintas com vetores oleosos.

Nas primeiras décadas do século XX surgem as tintas acrílicas como alternativas as tintas a óleo. A partir dos anos 40, foram muito usadas nos Estados Unidos e nos anos 60, se espalharam pela Europa. Hoje o mercado dessas tintas é enorme (não confundir com acrílico imobiliário). São apresentadas em tubos, iguais aos das tintas a óleo, e numa grande variedade de cores. Para trabalhar com esse tipo de tinta, o artista precisa recorrer a materiais adicionais como o médium acrílico (glicerina), que serve para diluir as tintas e retardar o processo de secagem. E também ao verniz acrílico, para dar à tela um acabamento brilhante e também para protegê-la.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Proporções da Figura humana

Noções de Perspectiva

"Flores no Vidro D'água" - Passo a passo