Desenho da boca

A boca constitui elemento muito importante da arquitetura do rosto. Ajuda a definir toda a expressão da figura humana.


Para iniciar o desenho, tome por base a linha interlabial (ou seja, a que fica entre o lábio superior e o inferior). Delimite em seguida, com linhas auxiliares que acompanham a curvatura do rosto, o espaço que a boca deve ocupar. Assim você estabelece a localização e a perspectiva desse elemento.

Trace em seguida a borda inferior e as comissuras (as junções) dos lábios. As demais linhas não devem ser muito marcadas, pois a forma e o volume do desenho resultarão mais da diferença de tonalidade ou de cor entre a boca e a pele do resto da face.Na construção da boca, o lábio superior é formado por três partes, e o inferior por duas.

A condição básica do desenho dos lábios consiste na forma curva do conjunto. Quanto à boca feminina, você deve se preocupar também com a coloração ou o volume.



Os lábios superiores são menos carnudos que os inferiores. Quando a linha que separa o lábio superior do inferior é bem marcada e ligeiramente voltada para baixo, a expressão resulta tristonha. Já uma linha quase sem curvatura endurece o desenho da boca, dando um ar de determinação. Lábios voltados para cima indicam alegria.
Nos lábios masculinos, procure ressaltar apenas a linha interlabial e as comissuras.




Note, pelos desenhos desta página ou por observação direta de um modelo, que a pele dos lábios não é lisa, mas sim ligeiramente gretada. Esse efeito não é difícil de conseguir. Por outro lado, se você não empregar tal recurso, prejudicará a naturalidade.


Evite, ao desenhar a boca, os detalhes dos dentes. Basta um ligeiro esboço da arcada dentária, quando os lábios estiverem entreabertos.



Comentários

Larissa disse…
para mim desenhar os olhos e a boca são piores que as mãos e os pés. Raramente consigo fazer os olhos com expressões, e boa dica. Otimo seu blog me ajudou muito a melhorar meus desenhos.
Anônimo disse…
adorei teu blog!!
Fcruz disse…
muto bom facilita muito o trabalho analisei uma vez ja decorei essse tuto vlw ...aguardando mais..
Unknown disse…
A boca é, para mim a parte mais difícil de desenhar. Obrigada pelas dicas... Excelente blogue!
Anônimo disse…

Hm, achei bom o post, muito bom, pena que o blog parece estar abandonado. Também tenho um tutorial completo sobre o mesmo tema em meu blog de desenhos:
http://comodesenhar10.blogspot.com/2013/10/como-desenhar-bocas-passo-passo.html

Abraços!

Postagens mais visitadas deste blog

Proporções da Figura humana

Noções de Perspectiva

"Flores no Vidro D'água" - Passo a passo