Páginas

Desenho da boca

A boca constitui elemento muito importante da arquitetura do rosto. Ajuda a definir toda a expressão da figura humana.


Para iniciar o desenho, tome por base a linha interlabial (ou seja, a que fica entre o lábio superior e o inferior). Delimite em seguida, com linhas auxiliares que acompanham a curvatura do rosto, o espaço que a boca deve ocupar. Assim você estabelece a localização e a perspectiva desse elemento.

Trace em seguida a borda inferior e as comissuras (as junções) dos lábios. As demais linhas não devem ser muito marcadas, pois a forma e o volume do desenho resultarão mais da diferença de tonalidade ou de cor entre a boca e a pele do resto da face.Na construção da boca, o lábio superior é formado por três partes, e o inferior por duas.

A condição básica do desenho dos lábios consiste na forma curva do conjunto. Quanto à boca feminina, você deve se preocupar também com a coloração ou o volume.



Os lábios superiores são menos carnudos que os inferiores. Quando a linha que separa o lábio superior do inferior é bem marcada e ligeiramente voltada para baixo, a expressão resulta tristonha. Já uma linha quase sem curvatura endurece o desenho da boca, dando um ar de determinação. Lábios voltados para cima indicam alegria.
Nos lábios masculinos, procure ressaltar apenas a linha interlabial e as comissuras.




Note, pelos desenhos desta página ou por observação direta de um modelo, que a pele dos lábios não é lisa, mas sim ligeiramente gretada. Esse efeito não é difícil de conseguir. Por outro lado, se você não empregar tal recurso, prejudicará a naturalidade.


Evite, ao desenhar a boca, os detalhes dos dentes. Basta um ligeiro esboço da arcada dentária, quando os lábios estiverem entreabertos.



6 comentários:

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Daienne.

Larissa disse...

para mim desenhar os olhos e a boca são piores que as mãos e os pés. Raramente consigo fazer os olhos com expressões, e boa dica. Otimo seu blog me ajudou muito a melhorar meus desenhos.

thay-loket disse...

adorei teu blog!!

Fcruz disse...

muto bom facilita muito o trabalho analisei uma vez ja decorei essse tuto vlw ...aguardando mais..

Carolina Pereira disse...

A boca é, para mim a parte mais difícil de desenhar. Obrigada pelas dicas... Excelente blogue!

Anônimo disse...


Hm, achei bom o post, muito bom, pena que o blog parece estar abandonado. Também tenho um tutorial completo sobre o mesmo tema em meu blog de desenhos:
http://comodesenhar10.blogspot.com/2013/10/como-desenhar-bocas-passo-passo.html

Abraços!